• abdrphotocat.jpg
  • ansphotocat.jpg
  • berphotocat.jpg
  • jesusphotocat.jpg
  • matphotocat.jpg
  • pesphotocat.jpg
  • rosphotocat.jpg

 

Existe apenas um bem, o Saber, e apenas um mal, a Ignorância!

Sócrates

 

Estimado leitor,

Nesta Galeria poderá ler obras de autores consagrados com obras editadas e de valor universal; poderá ler também autores que ao correr da pena passam para a página branca tantos e bons poemas, estórias e pensamentos que valorizam a cultura, a universalidade e a língua portuguesa.

Se desejar participar nesta página com os seus escritos, entre em contacto connosco.

 

" O Conhecimento alivia a carga do obscurantismo "

 

Hino à tolerância

á será grande a tua obra se tiveres conseguido levar a tolerância ao espírito dos que vivem em volta; tolerância que não seja feita de indiferença, da cinzenta igualdade que o mundo apresenta aos olhos que não veem e às mãos que não agem; tolerância que, afirmando o que pensa, ainda nas horas mais perigosas, se coíba de eliminar o adversário e tenha sempre presente a diferença das almas e dos hábitos; dar-lhes-ão, se quiserem, o tom da ironia, para si próprios, para os outros; mas não hão-de cair no ceticismo e no cómodo sorriso superior; quando chegar o proceder, saberão o gosto da energia e das firmes atitudes. Mais a hão-de ter como vencedores do que como vencidos; a tolerância em face do que esmaga não anda longe do temor; então, antes os quero violentos do que cobardes.

Mas tu mesmo, Marcos, com que direito és tolerante? Acaso te julgas possuidor da verdade? Em que trono te sentaram para que assim olhes de cima o resto dos humanos e todo o mundo em redor? Porque tão cedo te separas de compreender e de amar? Tens a pena do rico para o pobre, dás-lhe a esmola de lhe não fazer mal; baixaste a suportar o que é divino como tu; e queres que te vejamos superior porque já te não deixas irritar por gestos ou palavras dos irmãos. Mais alto te pretendo e mais humilde; à tolerância que envergonha substitui o cálido interesse pedagógico, o gosto fraternal de aprender e de guiar; não levantes barreiras, mas abate-as; se consideras pior o caminho dos outros vai junto deles, aconselha-os e guia-os; não os deixes errar só porque os dominarias, se quisesses; transforma em forte, viva chama o que a pouco e pouco se dirige a não ser mais do que um gelado desdém.

Agostinho da Silva

 

 

 

 

            

Reflexão 

sobre a Alma   Ω   sobre o Amor         

sobre a Liberdade  Ω   sobre o Sonho

Reflexão

sobre o Amor   Ω   sobre a Criança   Ω   sobre Deus

sobre a Liberdade   Ω   sobre o Pensar

Reflexão

sobre o Amor   Ω   sobre o Conhecimento      

sobre a Fortuna   Ω   sobre a Mentira

Poemas

sobre Deus   Ω   sobre a Vida

...

 

PENSAMENTO

Adonis

Poeta

A sociedade que julga deter a verdade absoluta produz ignorância. Esta última não só ocupa o lugar da ciência e do saber, como se transforma numa revolta perpétua contra o saber e a ciência  

NOVO ARTIGO

A tarefa prioritária do ser humano

Em sua transitória permanência na Terra, a tarefa prioritária do ser humano é aprimorar-se na convivência com seus semelhantes e contribuir para o contínuo beneficiamento e embelezamento geral e melhora das condições de vida. Diferentes raças e povos constituem o conjunto das criaturas humanas, mas estas foram enveredando cada vez mais por funestos caminhos, acarretando o oposto do que deveriam realizar, provocando a destruição da beleza, da ordem e da paz.

Ler mais...